Nossas de
      PUBLICAÇÕES

Maio 2025

__  A edição de maio│2025 da nossa Newsletter traz como destaques:

– CVM inicia consulta pública acerca de reforma nas regras de divulgação de fatos relevantes e comunicado ao mercado

– Aumenta o número de litígios envolvendo companhias de capital aberto no Brasil

_ CVM inicia consulta pública acerca de reforma nas regras de divulgação de fatos relevantes e comunicado ao mercado

Seguindo o cronograma da agenda regulatória da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prevista para 2025, no último dia 13 de maio, a CVM iniciou consulta pública acerca da minuta de norma que se propõe a substituir a Resolução CVM nº 44. 

A minuta traz inovações importantes, relacionadas à divulgação de participações relevantes e à definição dos instrumentos de “fato relevante” e “comunicado ao mercado”, de modo a trazer maior clareza no âmbito da divulgação de informações ao mercado.

Outros ajustes pontuais propostos pela norma são: (i) alinhamento do conceito de pessoas agindo em conjunto com o conceito análogo usado na Resolução CVM 215; (ii) incorporação à norma de orientações existentes em Ofício Circular editado pela Superintendência de Relações com Empresas (SEP) sobre o cálculo de participações relevantes; (iii) tratamento dado à divulgação irregular de fatos relevantes por meio de Comunicado ao Mercado; e (iv) rearranjo e atualizações do texto normativo para fins de harmonização.

O edital da consulta pública está disponível no seguinte link: https://conteudo.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2025/sdm0125.html. Sugestões e comentários podem ser encaminhados para o e-mailconpublicasdm0125@cvm.gov.br. Oprazo da consulta pública se encerra no dia 27 de junho de 2025. 

Maiores informações sobre o tema podem ser consultadas pelo seguinte link: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/2025/cvm-inicia-consulta-publica-sobre-reforma-em-regras-de-divulgacao-de-fatos-relevantes-e-comunicacoes-ao-mercado.

 

_Aumenta o número de litígios envolvendo companhias de capital aberto no Brasil

Em momentos de estresse financeiro ou em meio a crises no mercado, a quantidade de litígios societários tende a crescer. No último ano, foram ajuizados 1,76 mil novos casos apenas na 1ª Vara de Direito Empresarial e Conflitos Relacionados a Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), um número 8,4% maior do que no ano anterior. Na 2ª Vara do TJSP, houve 1.782 novos casos, uma alta de 11,6% com relação ao ano anterior e de 124% em três anos. 

As disputas corporativas ocorrem por diversos fatores. Em momentos de estagnação nas empresas, no entanto, observa-se um crescimento de brigas societárias. E, diferente do que ocorre nos demais tipos de litígio, as disputas societárias acabam, por vezes, extrapolando os limites do Poder Judiciário e dando origem a reclamações junto à CVM e demais órgãos regulatórios. 

Outro fator relevante quando se fala de litígios societários é o número de pedidos de recuperação judicial e falência no país. Atualmente, mais de 20 empresas listadas na B3 estão em recuperação judicial, o que pode servir para acirrar a briga entre acionistas e gerar desgastes às companhias.

Para maiores informações sobre o tema, consultar o seguinte link: https://valor-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/valor.globo.com/google/amp/empresas/noticia/2025/05/20/cresce-o-numero-de-litigios-que-envolvem-companhias-de-capital-aberto-no-brasil.ghtml.

CONFIRA TAMBÉM

CVM divulga ofício circular anual SEP 2025 com orientações gerais sobre procedimentos a serem observados pelas companhias abertas
Capitais Brasileiros no Exterior – Prazo para envio de declarações periódicas ao Banco Central em 2025
CVM condena ex-executivo e absolve ex-presidente da Vale por tragédia de Brumadinho.
B3 realiza nova consulta pública para revisar as regras do Novo Mercado