Nossas de
      PUBLICAÇÕES

Dezembro 2016

_a edição de dezembro 2016 de nossa newsletter traz como destaques

Carneiro de Oliveira Advogados e sua sócia Gyedre Carneiro de Oliveira são destaque no Anuário Análise Advocacia 500 │2016

Criação e utilização de holding patrimonial ganha destaque nas operações de M&A

Lançamento do Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas

_ Carneiro de Oliveira Advogados e sua sócia Gyedre Carneiro de Oliveira são destaque no Anuário Análise Advocacia 500 │2016

O anuário Análise Advocacia 500 apresenta os escritórios e os advogados mais admirados do Brasil em doze especialidades do Direito de acordo com a opinião dos responsáveis pelo departamento jurídico das maiores empresas do Brasil.

O escritório Carneiro de Oliveira Advogados e sua sócia Gyedre Palma Carneiro de Oliveira foram ranqueados pela revista Análise Advocacia 500 entre os escritórios e advogados mais admirados de 2016.

picture1

_criação e utilização de holding patrimonial ganha destaque nas operações de M&A

Nos últimos anos tem se observado uma presença crescente de empresas de investimento ligadas a empresários ou grupos familiares nas operações de M&A no país. O modelo de atuação tende a ser parecido com o de fundos de private equity, com a diferença de trabalharem com recursos próprios e não estarem sujeitas a prazos para devolução dos investimentos aos sócios.

NESTE CENÁRIO, A CRIAÇÃO DE HOLDING PATRIMONIAL GANHA DESTAQUE, POIS PERMITE QUE A RELAÇÃO ENTRE OS SÓCIOS SEJA DETALHADAMENTE REGULADA, TANTO DO PONTO DE VISTA POLÍTICO QUANTO PATRIMONIAL. ALÉM DISSO, A HOLDING PATRIMONIAL SEGREGA AS QUESTÕES FAMILIARES DAS QUESTÕES RELATIVAS AO DIA A DIA OPERACIONAL DAS SOCIEDADES INVESTIDAS, DIMINUINDO O IMPACTO NAS SOCIEDADES INVESTIDAS DE DISCUSSÕES LEVANTADAS NO ÂMBITO DA HOLDING PATRIMONIAL.

Com a holding é possível também endereçar pontos relativos a planejamento patrimonial e sucessório, como a antecipação da legítima ou a doação das ações com reserva de usufruto vitalício, por exemplo.

É importante lembrar, no entanto, que o investimento por meio de holdings patrimoniais pode resultar em uma ineficiência tributária dependendo dos objetivos futuros de seus sócios, sendo de grande importância a análise caso a caso da estrutura societária mais adequada a cada situação, vis-à-vis os interesses das partes envolvidas.

_lançamento do Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas

O Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas (“Código”), elaborado pelo Grupo de Trabalho Interagentes (“GT Interagentes”), formado por 11 entidades do mercado de capitais (ABRAPP, ABRASCA, ABVCAP, AMEC, ANBIMA, APIMEC, BM&FBOVESPA, BRAiN, IBGC, IBRI e Instituto IBMEC) com a coordenação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”), foi finalmente lançado em 16 de novembro de 2016.

O Código adota o sistema “pratique ou explique” do Código ABRASCA de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas, sistema também adotado pelos principais códigos de governança corporativa do mundo, o que confere maior flexibilidade às companhias.

SEGUNDO O COORDENADOR DO GT INTERAGENTES E PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBGC “O MODELO “APLIQUE OU EXPLIQUE” AJUDA A ELEVAR A PRÁTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA PORQUE INCENTIVA A TRANSPARÊNCIA E O OLHAR CRÍTICO PARA OS PRINCÍPIOS QUE EMBASAM AS REGRAS CONTIDAS NO CÓDIGO, EVITANDO O CUMPRIMENTO DE NORMAS SEM REFLEXÃO”.

A Comissão de Valores Mobiliários iniciou no dia 07 de dezembro de 2016 a audiência pública SDM n° 10/2016, relativa à divulgação do cumprimento das recomendações constantes do Código pelas companhias abertas registradas na categoria A.

O Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas e a Minuta da Audiência Pública SDM n° 10/2016 podem ser acessados respectivamente pelos links:

http://www.ibgc.org.br/userfiles/2014/files/Codigo_Brasileiro_de_Governanca_Corporativa_Companhias_Abertas.pdf

http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/audiencias_publicas/ap_sdm/anexos/2016/sdm1016edital.pdf

CONFIRA TAMBÉM

Capitais Brasileiros no Exterior – Prazo para envio de declarações periódicas ao Banco Central em 2024
CVM absolve acusados de fraude em operação de aquisição do poder de controle de companhia aberta
CVM absolve acusados de fraude em operação de aquisição do poder de controle de companhia aberta
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) altera pontos da Resolução CVM nº 175
CVM propõe reforma nas regras e procedimentos de assembleia gerais de acionistas
CVM divulga Parecer de Orientação sobre as Sociedades Anônimas de Futebol (SAF)